IFMT

Centro Colaborador em Alimentação Nutrição Escolar

Mapeamento da Agricultura Familiar no Estado de Mato Grosso

Mesmo tendo se passado mais de uma década da publicação da Lei nº 11.947/2009, que prevê que pelo menos 30% do total dos recursos repassados pelo FNDE aos estados e municípios sejam usados para a aquisição de alimentos oriundos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, vários municípios não têm conseguido se adequar a esse parâmetro mínimo exigido na legislação.

Dentre os fatores associados a essa baixa aquisição, tem-se, de um lado, a complexidade da operacionalização dessa ação, haja vista que a mesma envolve diferentes setores do governo e da sociedade. De outra banda, há fatores territoriais que podem comprometer a produção local.

Reconhecendo, então, que o apoio aos agricultores familiares por meio de ações que favoreçam sua vinculação ao PNAE é um fator crucial para o sucesso da implementação das compras da agricultura familiar, propõe-se o presente produto. Para tanto, prevê-se o estabelecimento de uma rede intersetorial de apoio.

O CECANE/IFMT pactuou a realização de Mapeamento da Agricultura Familiar no Estado de Mato Grosso para o ano 2.

Objeto

Promoção da articulação dos agricultores familiares com os gestores estaduais e municipais do Mato Grosso, com vistas a incentivar e fortalecer a aquisição dos produtos oriundos da agricultura familiar para a Alimentação Escolar, bem como validar o protótipo de aplicativo para gestão do PNAE.

Objetivo Geral

Validar o protótipo de aplicativo para gestão do PNAE e contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar no Estado de Mato Grosso.

• Validar o protótipo de aplicativo para gestão do PNAE;
  • Identificar em quantidade e qualidade os alimentos produzidos pela agricultura familiar;
  • Promover a interação entre agricultores e membros das gestões municipais, com vistas a fomentar a aquisição de alimentos da agricultura familiar;
  • Qualificar os agricultores para o fornecimento de produtos para o PNAE;
  • Identificar dificuldades encontradas pelos agricultores para vender para o PNAE;
  • Identificar dificuldades encontradas pela gestão para comprar produtos da agricultura familiar;
  • Sensibilizar a equipe gestora sobre a importância e a necessidade de adquirirem produtos da agricultura familiar;
  • Incentivar os municípios a realizarem audiência pública com os agricultores locais;
  • Socializar experiências exitosas entre agricultores e equipes gestoras.

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409