IFMT

Centro Colaborador em Alimentação Nutrição Escolar

PNAE na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) destaca-se como uma das mais importantes e abrangentes políticas públicas em alimentação e nutrição do país, reconhecida mundialmente como referência em alimentação escolar. Dentre as instituições públicas que ofertam alimentação escolar estão as escolas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT), que apresentam diversas particularidades que as diferenciam das demais redes públicas e acabam por dificultar a execução do PNAE, sendo instituições que apresentam grande volume de devolução de orçamento do programa ao Governo Federal. Esta pesquisa pretende analisar a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nas escolas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT).

Este estudo é uma extensão da pesquisa de mestrado da coordenadora deste projeto. Será aplicada entrevista com gestores responsáveis pela alimentação nas instituições da Rede Federal EPCT, além de entrevista com representantes do FNDE, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) e do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) ligados à alimentação escolar através de formulário semiestruturado. Os pesquisadores deste estudo entrarão em contato com gestores das 40 instituições que responderam à pesquisa “O Programa Nacional de Alimentação Escolar na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: cenários, desafios e possibilidades” e estes serão convidados a participarem de forma remota. Pretendese entrevistar pelo menos uma instituição da Rede Federal EPCT por entidade federativa do país, totalizando 27 instituições participantes. Será realizada em conjunto análise documental e de dados disponíveis em sites institucionais e observação participante. Para análise das entrevistas será utilizado o método de Análise de Conteúdo de Bardin (2011), os resultados das análises descritivas serão expressos em frequência relativa e absoluta e as análises estatísticas e elaboração de gráficos serão realizadas com o auxílio do software R, versão 4.1.0. Com esta pesquisa, espera-se contribuir com a temática, ainda recente na literatura, e como produto, será elaborado livro sobre o PNAE na Rede Federal EPCT.

O CECANE/IFMT pactuou a realização de pesquisa sobre a execução do PNAE na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no seu primeiro ano de atividade, atualmente a pesquisa está em fase de finalização das entrevistas para continuar com a análise e redação dos resultados obtidos.

Título da Pesquisa

Investigação Nacional sobre a execução do PNAE na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica

Objetivo Geral

Analisar a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nas escolas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT).

Objetivos Específicos

• Conhecer as razões da não execução ou execução parcial do PNAE pelas instituições da Rede Federal EPCT;
  • Identificar experiências positivas com o PNAE nessas instituições;
  • Avaliar a devolução do orçamento do PNAE pelas instituições da Rede nos últimos anos;
  • Verificar o impacto do quantitativo de profissionais nutricionistas na efetivação do programa nas escolas da Rede.

Pesquisadora Principal/Coordenadora: Jahny Kassia Duarte Rocha, nutricionista do IFTO

Projeto: aqui

Avenida Senador Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409